quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Ibne Mucane

Ibne Mucane, ou Ibn Mucana, é, provavelmente, a figura histórica mais ilustre que nasceu em Alcabideche. Poeta árabe do século XI que migrou para o sul da península e, percorrendo várias cortes de reinos árabes resultantes da extinção do califado de Córdoba, tornou-se afamado. Presentemente conhece-se apenas três poemas da vasta obra que criou. Infelizmente. Um deles é um hino à liberdade e ao amor à sua terra natal, Alcabideche. Isto porque o poeta a certa altura preferiu deixar a vida junto da nobreza, que considerava confortável, mas sufocante, e voltar para a simplicidade libertadora da vida numa zona rural que “lhe enchia as medidas”. Deste poema foi tirada a frase ostentada no singelo monumento ao poeta.





Sendo Alcabideche a minha terra de adopção desde tenra idade, o local deste monumento faz parte do meu imaginário. Na altura estava situado nos arredores descampados da localidade, sítio ideal de exploração e aventura para miúdos.

Hoje está tristemente encravado entre vias rápidas e enormes zonas comerciais. No dia em que tirei as fotografias encontrei-o desleixadamente envolvido por ramos de árvores e com uma lixeira improvisada por trás. Ao reparar no contexto, a ironia estava clara: os parques de estacionamentos para as superfícies comerciais estão mais bem arranjados e atractivos.



Sem comentários: