quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Covão da Ponte

"O Covão da Ponte é um lugar do concelho de Manteigas, situado a 960m de altitude por onde corre o Rio Mondego na fase inicial do seu percurso. Ao aproveitar as características naturais do local e ao renovar os edifícios ali existentes, gentilmente cedidos pelos Serviços Florestais, o Parque Natural transformou este local num pequeno núcleo de recreio, com infraestruturas de campismo e um casa abrigo com as condições mínimas, para apoiar todos aqueles que gostam de praticar actividades de ar livre."

(www.covaodaponte.com)




Continuo a exploração das terras altas da Beira Interior . Desta vez foi o chamado “Covão da Ponte”. Mas, o espectáculo começa muito antes. Primeiro, há que encontrar a vila de Manteigas. Seja qual o caminho que se escolha, é um privilégio visual viajar pelo alcatrão serepenteante até a vila fazer a sua aparição no meio do imponente verde que sobe pelas alturas. Depois de passar pela localidade, começa a subida na estrada EN 232, em direcção a Gouveia, que não é amiga da pressa. Até seria pecado, não fosse apenas perigoso. Sentimos a paisagem a engrandecer e a fazer-nos respirar devagar.




Saímos da estrada nacional e trilha-se um caminho mais estreito que nos surpreende com campos lavrados e cultivados. Sempre a subir. Por fim, chega o local, qual oásis encravado num oásis maior ainda.




É mesmo o Mondego. É um bébé, mas já cativa!



Caminhar neste local faz tão bem!



Não há ponte para a outra margem. Nem faz falta!





A paisagem é linda, mas nem falo do petisco que compôs o dia. Como podia, apenas com palavras, fazer justiça aos pastelinhos de bacalhau com arroz malandro ou da entremeada assada na altura, feita com brasas da lenha que se apanha no local?


(Cidades? Quem precisa de cidades?)

1 comentário:

Anónimo disse...

A "minha" serra tem lugares lindos...
Abraço.
João Carlos