"O Covão da Ponte é um lugar do concelho de Manteigas, situado a 960m de altitude por onde corre o Rio Mondego na fase inicial do seu percurso. Ao aproveitar as características naturais do local e ao renovar os edifícios ali existentes, gentilmente cedidos pelos Serviços Florestais, o Parque Natural transformou este local num pequeno núcleo de recreio, com infraestruturas de campismo e um casa abrigo com as condições mínimas, para apoiar todos aqueles que gostam de praticar actividades de ar livre."
Continuo a exploração das terras altas da Beira Interior . Desta vez foi o chamado “Covão da Ponte”. Mas, o espectáculo começa muito antes. Primeiro, há que encontrar a vila de Manteigas. Seja qual o caminho que se escolha, é um privilégio visual viajar pelo alcatrão serepenteante até a vila fazer a sua aparição no meio do imponente verde que sobe pelas alturas. Depois de passar pela localidade, começa a subida na estrada EN 232, em direcção a Gouveia, que não é amiga da pressa. Até seria pecado, não fosse apenas perigoso. Sentimos a paisagem a engrandecer e a fazer-nos respirar devagar.
Saímos da estrada nacional e trilha-se um caminho mais estreito que nos surpreende com campos lavrados e cultivados. Sempre a subir. Por fim, chega o local, qual oásis encravado num oásis maior ainda.
1 comentário:
A "minha" serra tem lugares lindos...
Abraço.
João Carlos
Enviar um comentário