quinta-feira, 28 de maio de 2009

Alaejos



Gosto de fazer viagens longas de carro. Sem presas, mas com destino. Para dar oportunidade a que entranhe-se algo do mundo que desliza à nossa volta.

Recentemente atravessei Espanha. Gosto das típicas estradas bem desenhadas e cuidadas onde circula-se bem. Confesso que uma das coisas que sinto falta frequentemente é o apoio que costumamos ter na maioria das estradas e auto estradas portuguesas. Cá no nosso país quando nos apetece parar, temos estações de serviço onde se pode parar e ter tudo á nossa disposição; também cada terrinha onde paramos sempre tem as suas casas de banho, mais ou menos limpas, num local público. Para as terras castelhanas esse conceito é raro. Normalmente para algum reabastecimento temos que sair da via e deambular por uma localidade até descortinar uma estação de serviço. Queremos aliviar a bexiga? Pagamos um café (?) num bar como desculpa!

Bem, eu não perco o sono por isso. Alinho na moda e, até vejo assim a possibilidade de conhecer um pouco mais das terras.

Desta ultima vez, quando sentia a aproximação da hora e da vontade de parar, fui seduzido por uma pequena povoação que ostentava duas magnificas torres de igreja. O que me prendeu a atenção foi fazerem lembrar dois minaretes árabes. Estranhei a semelhança, pois não se tratava de uma povoação do sul, onde isso é mais natural.

Fiz o pisca e sai. Fui brindado com uma labiríntica povoação. Na sombra de uma das ditas torres, ao lado de um dia de mercado, descansei, e preparei-me para o resto da jornada.

Sem comentários: