segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Ponte Pedonal da Ribeira da Carpinteira

Foi inaugurada ontem, com pompa e circunstância, uma das mais espectaculares pontes pedonais do nosso país e - como gostamos de dizer com brio e peito inchado – quiçá da Europa. Fica aqui, na Covilhã, sobre a Ribeira da Carpinteira, e eu já acompanhava com curiosidade as invulgares obras desde que cá cheguei.

A nova ponte tem 220 m de comprimento e uma altura máxima de 60 m. Como ontem não estive na festa, aproveitei a minha habitual caminhada matutina para passar pela ponte e fotografá-la, enquanto a cidade estremunhava.





No vale encontram-se alguns dos antigos espaços fabris.




É nestas alturas que sinto-me pequeno...




Tudo bem explicado!




Entrada convidativa




O tapete vermelho não era para mim, tinha ficado esquecido...





Visão a partir do Jardim Público.

4 comentários:

Anónimo disse...

Como covilhanense, sinto-me orgulhoso de qualquer obra que enriqueça e se torne útil na cidade.
Quem viu a Covilhã há 10 anos atrás não conhece a cidade, tal o desenvolvimento que a cidade tem tido.
Nasceu uma nova cidade no vale e mesmo na parte mais "antiga" da cidade se fazem coisas bonitas.
Fiquei admirado de ver o belo edifício em que se transformou o velho e degradado local das antigas "Finanças", ao pé de Santa Maria...
Abraço do João Carlos

Nuno Bigotte S. disse...

Que coisa horrível! (na minha opinião...) :-(
Mais uma vez se põe o planeamento e o desenvolvimento sustentável de lado a favor de obras que não têm cabimento e só vêm deteriorar a paisagem e a qualidade urbanistica da cidade...
Para quê esta ponte? Porquê numa cota tão elevada? Para se poder dizer que a Covilhã tem uma das pontes mais altas do país? Enfim... Pela Covilhã, uma das cidades de Portugal que mais gosto, que me acolheu como estudante universitário, tenho pena...
Melhores cumprimentos.

Hugo disse...

é com obras deste tipo que o país não pára de se enterrar!

qual a utilidade real que esta ponte trouxe aos habitantes da covilhã?

3 milhões de €uros numa ponte pedonal com estas dimensões?

3 milhões é a dimensão do ridículo desta obra!

seguramente que não muito longe daí fecham centros de saúde e escolas.

depois ainda se vêm queixar de insularidade, quando o dinheiro é gasto em obras destas!

Anónimo disse...

Caro autor, agora pode mesmo dizer quiçá do Mundo...
Pois esta obra foi recentemente classificada como uma das 7 maravilhas do Mundo de design.
Esta ponte está agora marcada na rota de locais interessantes internacionais a visitar.

Sem dúvida uma mais valia para a cidade da Covilhã...