sábado, 27 de novembro de 2010

Dia Mundial Sem Compras


"É uma forma de protesto contra o consumismo, que afecta as sociedades contemporâneas. A ideia que surgiu em 1992, pela mão do artista canadiano Ted Dave, é um alerta aos consumidores para os excessos provocados pelo consumo irracional que se traduzem em consequências para as famílias e também para o meio ambiente."

(Noticia escutada na RTP )


Comprar é necessário. Por vezes até é um prazer, confesso. Mas, as deambulações pelos centros comerciais já me enfadam desde algum tempo. Porque esses locais são cópias imperfeitas uns dos outros; porque vejo as pessoas a passearem como se de um espaço cultural se tratasse; porque se impinge o consumismo como uma doença saudável.

Especialmente quando vejo os centros das cidades desolados de gente e movimento tenho um sonho. Sonho com o dia em que os pseudo-imponentes centros comerciais vão estar em silenciosa decadência ao mesmo tempo em que as pessoas vão encher as ruas das cidades ao fim de semana. E os empregados das lojas dos centros comerciais vão passar a trabalhar no comércio tradicional que vai abrir-se impregnado de brio e empenho para essas gentes que descobrem a maravilha que é andar em ruas verdadeiras e não ter um teto por cima, nem música irritante a zunir nos ouvidos. É um sonho que foi inflamado por este dia.

Sem comentários: