terça-feira, 23 de junho de 2009

coleccionando

As colecções são daquelas coisas sem uma utilidade prática, mas deliciosas. Deve existir uma razão para certas pessoas - comigo no pelotão - sentirem-se motivadas a juntar os mais díspares objectos em nome de denominador comum.

Mas, já estou mais sensato! Nos anos juvenis deu-me uma autêntica febre coleccionista: eu era essencialmente um coleccionador de colecções. Que me lembre, coleccionava selos, autocolantes, latas de bebida (que começaram a surgir na altura), garrafas vazias (era muito caro colecciona-las cheias…), caixas de fósforos, postais, porta-chaves, calendários e primeiros números de publicações periódicas. Desta época ainda encontro, de vez em quando, provas arqueológicas.

Alguns postais já os digitalizei aqui; mas com o material guardado, tenho garantido posts até à reforma…

Olho para esses objectos, alguns escondidos da minha vista há mais de quinze ou vinte anos, e sorriu. Depois dá-me vontade de lhes voltar a conceder a dignidade que já ostentaram. Ando agora nisto…

2 comentários:

Anónimo disse...

Quem não coleccionou ao longo da sua vida alguma coisa?
Eu cheguei a ter uma boa colecção de selos, que vendi; mas adorava aquelas colecções de cromos de jogadores de futebol...Atá bilhetes de cinema eu coleccionava e programas de cinema, quando os havia, claro.
Agora a minha colecção é outra, eheheh...
Abraço.
João Carlos

Zé Varandas disse...

Também passei por essa fase. Tenho uma grande colecção de "garrafinhas" miniaturas; cheias!!!!
De resto foi as vulgares cadernetas de cromos - Bandeiras, clubes,etc