segunda-feira, 29 de junho de 2009

Lemniscata



O autor do blogue Arion-reloaded, movido por um espírito de generosidade e partilha de coisas boas e positivas, concedeu a este meu Caderno de duas linhas, o prémio Lemniscata, representado por este selo acima colocado. Muito agradeço a lembrança e o elogio implícito. Procurarei encará-lo como um incentivo.


Fiquei curioso pelo nome atribuído ao prémio, que não é uma palavra de uso corrente. Vou citar o que foi publicado num post do Arion-reloaded.


«Sobre o significado de LEMNISCATA: “curva geométrica com forma semelhante à de um 8; lugar geométrico dos pontos tais que o produto das distâncias a dois pontos fixos é constante.” Lemniscato: ornado de fitas; Do grego Lemniskos, do latim, Lemniscu: fita que pendia das coroas de louro destinadas aos vencedores (In Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora).
Acrescento que o símbolo do infinito é um 8 deitado, em tudo semelhante a esta fita, que não tem interior nem exterior, tal como no anel de Möbius, que se percorre infinitamente. Texto da editora de “Pérola da cultura”.»


Segundo entendi, eu deveria atribuir a outros sete blogues este prémio, numa forma de corrente. Por acaso, já tinha reparado que alguns blogues, que habitualmente leio, o tinham recebido e consequentemente atribuído a outros.

Não é para ser uma espécie de “estraga festas”, mas ainda não tenho uma base muito sólida para o fazer. Tenho uma lista de blogues aqui ao lado que representam quem eu realmente gosto de ler. Mesmo apresentando estilos diferentes, todos eles têm em comum a qualidade e o interesse dos assuntos que publicam. Mas, ainda não tenho tempo de interacção para poder assumir uma tal familiaridade. Pelo menos sinto-me assim.

De qualquer forma, timidamente e de uma maneira genérica, mas com sinceridade e apreço, dedico este prémio a todos eles.

2 comentários:

Zé Varandas disse...

Lemiscata de Bernoulli é um dos lugares geométricos mais engraçados.
Ainda me lembro da dificuldade que tive, na faculdade, em perceber essa e outras curvas através, apenas, das equações que as regem!!!!

Anónimo disse...

É merecido, Emanuel! Boa semana!